sexta-feira, 22 de junho de 2012

ESTAMOS NAS MEIAS FINAIS MAS AINDA NÃO GANHÁMOS NADA!

Sabem o que foi mais visível ontem? Que somos os principais favoritos a ganhar o Euro! Explico porquê! Alguém ouviu o que o Domingos e o Octávio disseram? Somos a EQUIPA que MAIS FRESCURA FISICA E ANÍMICA apresenta! E acreditem que nesta fase da época isso vale muito!

Não sei se repararam bem mas não ganhámos à República Checa por termos feito um jogo brilhante! Foi porque estivemos sérios e concentrados, fomos profissionais, forçámos o ritmo de jogo, subimos linhas, arriscámos e derrubámos aquela barreira que já só jogava em 30 metros (só tiveram um lance em que o Pilar, que é o melhor jogador de campo deles e foi agora contratado pelo Wolsfburg por... 1M€, fugiu ao João Pereira e o Pepe não o conseguiu ir buscar porque escorregou) e nem tinha capacidade de jogar no contragolpe. O relvado foi grande adversário na primeira parte, especialmente. A relva muito fofa e húmida prejudicava a aderência e o equilíbrio e as mudanças de velocidade ficavam prejudicadas.

Os centrais e o Veloso estiveram intransponíveis! O Pepe, neste momento, só tem um jogador que lhe fugiria no 1 x 1! Para sorte dele joga na mesma equipa e chama-se, pois claro, Ronaldo.

A equipa está bem física e animicamente e consegue disfarçar as fragilidades individuais dos seus elementos mais fracos (João Pereira, Meireles e o avançado, qualquer que ele seja) com uma grande coesão e solidariedade coletivas. E acreditam que o Ronaldo mais tarde ou mais cedo tira algo da cartola com o apoio do Nani, do Coentrão e do Moutinho. Vendemos saúde e temos equipa, somos claramente candidatos! Mais, caso não tenham ainda reparado, temos mais 2 (!!!!) dias de descanso que o nosso próximo adversário e a resposta foi una de todos eles: quem vier é para ficar porque querem chegar à final! Esta ambição é que não me lembro de ver nas seleções do Scolari, exceção a 2004.

Mais, não perdemos nenhum jogador por amarelos e, lamentando-se a lesão do Postiga, digamos que entre ele e outro dos 3 não há grande diferença qualitativa embora a equipa perca em termos de posse de costas para a baliza.

A espinha da Seleção orgulha o Sporting, com:

Patricio (vai ser posto à prova a partir de agora e é agora que tem que mostrar que é o guarda-redes de que precisamos);

Pepe (único que não é da formação do Sporting embora lá tenha passado uma pré-época e está em super-forma, em velocidade é impressionante, apanha tudo, com ele pode-se jogar tranquilamente sobre o meio-campo. Se o Mourinho se lembra de contratar o Hummels para o Real ficam com os 2 melhores centrais do mundo);

Veloso (está o pendulo que sempre se esperou que ele se tornaria e, de facto, quando rodeado por jogadores de outro calibre que não os do Génova, cresce para a sua verdadeira dimensão, jogando ao primeiro toque e apoiando, lendo, cortando linhas de passe, quase invisível mas... ainda ontem no lance do Pilar, lá estava, no momento e sitio certos);

Moutinho (está com o pulmão que tinha no Sporting e enche o campo, é inegável. Provavelmente ainda vai render algum ao Sporting porque está numa dimensão que nunca atingiu desde que saiu de Alvalade. Leitura de jogo, visão e apoio perfeitos. Até no tempo de salto está com níveis de concentração brutais, o que lhe permite até ganhar lances aéreos a jogadores com mais de 1,80);

Nani (carregou a equipa com a Alemanha e a Dinamarca especialmente quando veio para o meio. Com o crescimento do Ronaldo, aparentemente, encolheu-se e perdeu espaço mas presumo que se conseguir marcar um golo vai libertar-se mais e, provavelmente, ganhar asas para outros voos. Se a equipa abdicar do avançado e colocar o Custódio, em função da gestão do jogo ou tiver que prescindir do Meireles e ele vier para o meio, penso que ganhará mais dimensão. Mas tem que deixar de pensar que está a competir pelo lugar de melhor jogador com o Ronaldo porque este está uns degraus acima, a lutar com o Messi pela "bola de ouro");

Ronaldo (pois claro, explodiu, soltou-se e... é um cavalo à solta pelo campo, ninguém o segura e fisicamente destrói tudo, laterais e centrais. É um portento físico e está, finalmente, a aprimorar a eficácia para os níveis do Real. Até acerta demais... ontem mais duas ao poste. A potência e colocação do remate permitem afirmar que está fisicamente em grande nível, pelo que... azar dos outros);

Atenção, deixo bem expresso que o Bruno Alves e o Coentrão estão ao nível destes, com maior exuberância para o Coentrão mas o Bruno Alves tem estado impecável a encostar, a impor-se fisicamente e no jogo aéreo.

O João Pereira, o Meireles e o Postiga, pela raça, pelo bom posicionamento e pelo apoio ao Cristiano, respetivamente, enfim, têm cumprido os seus papéis e ocultado as fragilidades individuais com uma excelente integração coletiva.

Agora, quem está a embandeirar em arco??? Já ganhámos algo? Tirando o jogo com a Holanda que é da nossa igualha, ganhámos a dois adversários que nos são inferiores (Dinamarca e República Checa) e perdemos com aqueles que queremos encontrar na final (se eles não perderem com a Grécia ou nas meias-finais entretanto...).

Ouvi muita conversa de "disfrutar" a vitória mas não vejo razões para disfrutar nada, há que concentrar, reagrupar e focar no próximo objetivo: meias finais!

Termino como comecei: há duas equipas com o valor da nossa em prova: Espanha e Alemanha! Ambas estão cansadas e desgastadas porque os seus jogadores tiveram épocas intensas e, nos casos dos do Barcelona e do Bayern, ficaram muito frustrados com os resultados finais. Também isto fustiga animicamente e pesa em jogadores com mais de 60 jogos nas pernas. Temos tudo isto que capitalizar.

4ª Feira há mais e só temos que olhar e acreditar em nós! A ambição que a equipa demonstra, a fome de bola, deixa-me algum respaldo relativamente à atitude. Lembrem-se, tudo depende da ATITUDE!

Luís Rasquete

Sem comentários:

Enviar um comentário