quarta-feira, 23 de maio de 2012

SPORTING, QUE FUTURO?

Terminada mais uma época que deve servir de exemplo de "como não gerir", mais 30 milhões mal gastos depois, importa não ficar na descrença, no desânimo e na inércia e começar a levantar a cabeça, a olhar em frente. Com o passado bem presente na memória para não se repetir erros, para se responsabilizar a incompetência e, caso exista, a má-fé, a burla, o prejuízo doloso infringido ao Sporting.

O Sporting, por motivos vários internos e externos (não me referirei a estes agora porque envolvem outros actores do futebol português), terá na época 2012/2013 uma oportunidade de ouro (talvez a última) para se guindar à sua posição de direito: a liderança do futebol, do desporto em Portugal. Como? Pela demonstração e exercício dos Princípios e Valores que Lhe permitiram afirmar-se como um Clube Diferente! Por pugnar pela Honra, pela Dignidade, pela Verdade Desportiva e ser deles o primeiro guardião e representante.

Para tal terá que, de vez, afastar erros, incompetências, gestos indignos e as pessoas que, alegadamente em Seu nome, os praticam. Haverá que, com urgência, apurar responsabilidades no Clube e na SAD e "varrer" (que irónica palavra) quem esteja a mais, mesmo que seja necessária a convocação de eleições para alcançar esse desiderato.  

Depois com as restrições já ontem anunciadas pelo Presidente planificar, com os pés bem assentes no chão, dignidade e, sobretudo, honrando a Sua História, um futuro de curto, médio e longo prazos que deverá radicar na ausência (até onde for possível) de imposição de ónus às direcções vindouras.

Os modelos existem, capacidade para os implementar devidamente adaptados à realidade do Sporting também e, responsabilizando-me desde já pelo que supra afirmo, dou alguns exemplos, pressupondo sempre que haja ORGANIZAÇÃO, GESTÃO por gente SÉRIA, CAPAZ e, já agora, SPORTINGUISTA:
 
  • Honrar a Formação, criando a Equipa "B" e colocando lá a jogar os jogadores da Formação (sim, estou a repetir-me) e/ou outros valores PORTUGUESES que despontem (em breve todos constatarão que o campo de recrutamento da selecção será vergonhosamente exíguo), afastando esta equipa dos (maus) empresários e atravessadores INTERNOS e externos que, alegadamente servem o Sporting, conforme já se anuncia;
  • Recuperar para a Equipa Principal os jogadores que honram a Formação do Sporting (e servem de cartão de visita ao Clube para alardear uma aura de excelência quando se apresenta nos mais variados pontos do globo a abrir escolas de vanguarda na Formação), entre eles os que foram injustamente destratados no Jamor no passado domingo;
  • Contratar jogadores dentro das possibilidades do Clube e que tenham um grande mérito (não vou desvendar qual) antes da capacidade de jogar à bola, o qual é reconhecido por qualquer BOM gestor.

Finalmente, para não me tornar exaustivo, tudo o que acima proponho não depende da entrada ou não de investidor (mas pode ser potenciado com ele, naturalmente) embora tenha consciência que, sem a entrada de dinheiro, em breve seremos todos confrontados com uma realidade dura, bem dura.

A terminar, quero agradecer ao Sr. Manolo Vidal pelo exemplo de SPORTINGUISMO que sempre foi, muitas vezes com prejuízo para si em termos familiares e mesmo dentro do Sporting. Com ele o Sporting honrou os seus Valores e Princípios e foi campeão mesmo quando não ganhou títulos, porque a honra, a transparência e a dignidade também fazem campeões.

Teve a sorte de ver, antes de falecer, a vitória da Formação do Sporting, infelizmente não envergando (por vontade alheia) a camisola do Sporting. Mas, sinceramente, prefiro ver ganhar Cedric e Adrien em detrimento dos Elias, Matias, Carrillos, Arias, etc, desta vida. O Sporting está, cada vez mais, em quem o sente e representa os seus valores (esteve muito bem ontem o Presidente quando o referiu) do que em quem, episodicamente e de forma mercenária, veste a sua camisola! E aos que, cobarde e encapotadamente criticam a actuação de Adrien e a festa que fez no final (atenção que não estou a aprovar o facto de se ter pronunciado antes do jogo, contrariando as orientações internas) deixo um aviso: os SPORTINGUISTAS sabem que pessoas, inclusivamente dentro do Sporting querem, manietando a massa associativa nos media, colocar os SPORTINGUISTAS contra o Adrien para assim legitimarem uma venda a baixo valor com comissões repartidas por gente que não defende os interesses do SPORTING e com o argumento de estar em último ano de contrato e não ter condições para regressar poe não ter sido leal ao Clube.

O Adrien e o Cédric, que daqui saúdo, foram Profissionais e Honraram, com esforço, devoção e dedicação, os Valores do Sporting. Consequentemente, atingiram a Glória, MERECIDA! Espero que o Sporting saiba aproveitar estes dois Campeões e outros mais que honram o Sporting e seus Valores envergando outras camisolas porque, infelizmente, em Alvalade há (ainda) espaço para muitos mercenários mas não para eles.

Ao Sr. Manolo Vidal e ao que representou e deu ao Sporting, os meus agradecimentos, descanse em Paz.

Ao Sporting Clube de Portugal, o futuro é já AGORA!

Saudações Leoninas,

Luís Rasquete