terça-feira, 26 de junho de 2012

E AGORA... A ESPANHA!


Ora bem, antes do mais uma reflexão: só restam, em competição, os quatro apurados de 2 grupos (B e C)! Sem sombra de dúvidas, restam os mais qualificados, a vanguarda do futebol Europeu onde Portugal é, de facto, uma potência e deverá saber fazer-se respeitar para conquistar o respeito dos adversários, mesmo sendo o único não titulado destes semifinalistas.

Os favoritos são, pois claro, os do Platini e com um árbitro turco não auguro nada de bom pois poderá haver a tentação para agradar ao chefe e para tal só nos resta uma solução: temos que estar preparados para jogar contra 16 (sim, 11 espanhóis + 5 da equipa de arbitragem). Assim não seremos surpreendidos!

Olhando para a Espanha, importa dizer que a França também seguiu à risca os desejos do chefe e mal deu para um bocejo espanhol. Praticamente fizeram um treino contra uma equipa francesa tão fechada, tão encolhida e tão dependente de 2 jogadores, Ribery e Benzema.

Todos tinham uma função: defender curto, à entrada da área e bem juntinhos. Pois claro, os espanhóis até gostam da troca de bolas em cima da área adversária, não se sentirem ameaçados lá atrás e montaram a tenda em frente da área francesa a aguardar pacientemente o momento... do erro! Debuchy escorregou e o Alba cruzou para o Xabi que se adiantou sem que os médios franceses (M'Villa ou Cabaye) o acompanhassem e marcou como quis.

A partir daqui foi esperar que o relógio andasse e a impotência dos franceses foi confrangedora.

Resulta daqui que os espanhóis, apesar de jogarem 2 dias depois de nós, nem por isso se cansaram mais que num treino exceção feita ao aspeto anímico pois havia a carga do jogo até ao momento do golo do Xabi em que se resolveu a qualificação, perto dos 20 minutos.

E que temos nós que fazer para abater os espanhóis?

Simples, se se lembrarem do amigável que com eles fizemos e agora desta eliminatória deles com a França, "basta" fazer o jogo passar para lá do meio-campo deles e colocá-lo lá atrás, onde eles se sentem menos confortáveis. Como? Por cima (algo que nos é contranatura, bem sei) ou em transições rápidas (a nossa maior virtude). De qualquer das formas (atenção que por cima com o Hugo Almeida, ficamos mais fortes) importa EVITAR ao máximo a primeira linha de pressão espanhola que funciona logo em cima da área adversária e até ao meio campo. É este o segredo que lhes permite (a Espanha e Barcelona), correr pouco e ter tanto tempo de posse de bola. Por que a recuperam depressa e de forma de tal modo articulada enquanto equipa que nem se desgastam muito nisso e, ainda que se desgastem, recuperam o folego quando em posse (curiosamente como o Mourinho tanto gosta também e já aplicava no Porto).

Assim, pressupondo que o Paulo Bento vai manter o avançado fixo (eu colocaria três na frente mas o terceiro não seria, confesso, o Hugo Almeida, seria o Varela, para defender a linha direita - Jordi Alba-, passando o Nani para a esquerda quando defendessemos, ficando o Ronaldo no meio. Quando recuperássemos a bola, o Ronaldo viria para a esquerda e faria a diagonal entre o Arbeloa e o Sergio Ramos, passando o Nani para o meio, para conduzir bola como fazia no Sporting e, assim, em simultâneo, puxar os centrais, desposicionando-os), importa sempre ter presente que teremos que pressionar alto e duro (os cartões estão todos limpos), como um bloco, afastando-os da nossa baliza o máximo possível. Quando em posse meter muita velocidade no jogo e desposicionar os espanhóis, evitando ao máximo o miolo deles (em espacial, o Xabi e o Busquets), para assim chegar ao ponto onde são mais fracos, a defesa! O Di Natale, no primeiro jogo, mostrou como se faz...

Mais que nunca o ritmo de jogo terá que ser elevado e levar a Espanha para fora do seu ritmo de conforto, cansá-la e, uma vez mais, ter ATITUDE e... ser EFICAZ!!!! Teremos poucas oportunidades, há que as aproveitar ao máximo, ao contrário do que fizemos até agora em que desperdiçamos golos atrás de golos e, excepção feita à holanda, só tivemos um jogo "a sério" neste europeu, precisamente com a Alemanha, com o resultado que todos conhecemos.

Com estes ingredientes estou absolutamente convicto que faremos História e marcaremos reencontro com os nossos "amigos" alemães porque a Itália ontem ficou nas lonas e tem menos 2 dias de descanso.

Temos que pensar um jogo de cada vez e 4ª feira é o último jogo das nossas vidas e é tudo ou nada! Lutemos Todos para que seja o Tudo!

Saudações Leoninas.

Luís Rasquete

Sem comentários:

Enviar um comentário