sexta-feira, 22 de junho de 2012

ESTAMOS NAS MEIAS FINAIS MAS AINDA NÃO GANHÁMOS NADA!

Sabem o que foi mais visível ontem? Que somos os principais favoritos a ganhar o Euro! Explico porquê! Alguém ouviu o que o Domingos e o Octávio disseram? Somos a EQUIPA que MAIS FRESCURA FISICA E ANÍMICA apresenta! E acreditem que nesta fase da época isso vale muito!

Não sei se repararam bem mas não ganhámos à República Checa por termos feito um jogo brilhante! Foi porque estivemos sérios e concentrados, fomos profissionais, forçámos o ritmo de jogo, subimos linhas, arriscámos e derrubámos aquela barreira que já só jogava em 30 metros (só tiveram um lance em que o Pilar, que é o melhor jogador de campo deles e foi agora contratado pelo Wolsfburg por... 1M€, fugiu ao João Pereira e o Pepe não o conseguiu ir buscar porque escorregou) e nem tinha capacidade de jogar no contragolpe. O relvado foi grande adversário na primeira parte, especialmente. A relva muito fofa e húmida prejudicava a aderência e o equilíbrio e as mudanças de velocidade ficavam prejudicadas.

Os centrais e o Veloso estiveram intransponíveis! O Pepe, neste momento, só tem um jogador que lhe fugiria no 1 x 1! Para sorte dele joga na mesma equipa e chama-se, pois claro, Ronaldo.

A equipa está bem física e animicamente e consegue disfarçar as fragilidades individuais dos seus elementos mais fracos (João Pereira, Meireles e o avançado, qualquer que ele seja) com uma grande coesão e solidariedade coletivas. E acreditam que o Ronaldo mais tarde ou mais cedo tira algo da cartola com o apoio do Nani, do Coentrão e do Moutinho. Vendemos saúde e temos equipa, somos claramente candidatos! Mais, caso não tenham ainda reparado, temos mais 2 (!!!!) dias de descanso que o nosso próximo adversário e a resposta foi una de todos eles: quem vier é para ficar porque querem chegar à final! Esta ambição é que não me lembro de ver nas seleções do Scolari, exceção a 2004.

Mais, não perdemos nenhum jogador por amarelos e, lamentando-se a lesão do Postiga, digamos que entre ele e outro dos 3 não há grande diferença qualitativa embora a equipa perca em termos de posse de costas para a baliza.

A espinha da Seleção orgulha o Sporting, com:

Patricio (vai ser posto à prova a partir de agora e é agora que tem que mostrar que é o guarda-redes de que precisamos);

Pepe (único que não é da formação do Sporting embora lá tenha passado uma pré-época e está em super-forma, em velocidade é impressionante, apanha tudo, com ele pode-se jogar tranquilamente sobre o meio-campo. Se o Mourinho se lembra de contratar o Hummels para o Real ficam com os 2 melhores centrais do mundo);

Veloso (está o pendulo que sempre se esperou que ele se tornaria e, de facto, quando rodeado por jogadores de outro calibre que não os do Génova, cresce para a sua verdadeira dimensão, jogando ao primeiro toque e apoiando, lendo, cortando linhas de passe, quase invisível mas... ainda ontem no lance do Pilar, lá estava, no momento e sitio certos);

Moutinho (está com o pulmão que tinha no Sporting e enche o campo, é inegável. Provavelmente ainda vai render algum ao Sporting porque está numa dimensão que nunca atingiu desde que saiu de Alvalade. Leitura de jogo, visão e apoio perfeitos. Até no tempo de salto está com níveis de concentração brutais, o que lhe permite até ganhar lances aéreos a jogadores com mais de 1,80);

Nani (carregou a equipa com a Alemanha e a Dinamarca especialmente quando veio para o meio. Com o crescimento do Ronaldo, aparentemente, encolheu-se e perdeu espaço mas presumo que se conseguir marcar um golo vai libertar-se mais e, provavelmente, ganhar asas para outros voos. Se a equipa abdicar do avançado e colocar o Custódio, em função da gestão do jogo ou tiver que prescindir do Meireles e ele vier para o meio, penso que ganhará mais dimensão. Mas tem que deixar de pensar que está a competir pelo lugar de melhor jogador com o Ronaldo porque este está uns degraus acima, a lutar com o Messi pela "bola de ouro");

Ronaldo (pois claro, explodiu, soltou-se e... é um cavalo à solta pelo campo, ninguém o segura e fisicamente destrói tudo, laterais e centrais. É um portento físico e está, finalmente, a aprimorar a eficácia para os níveis do Real. Até acerta demais... ontem mais duas ao poste. A potência e colocação do remate permitem afirmar que está fisicamente em grande nível, pelo que... azar dos outros);

Atenção, deixo bem expresso que o Bruno Alves e o Coentrão estão ao nível destes, com maior exuberância para o Coentrão mas o Bruno Alves tem estado impecável a encostar, a impor-se fisicamente e no jogo aéreo.

O João Pereira, o Meireles e o Postiga, pela raça, pelo bom posicionamento e pelo apoio ao Cristiano, respetivamente, enfim, têm cumprido os seus papéis e ocultado as fragilidades individuais com uma excelente integração coletiva.

Agora, quem está a embandeirar em arco??? Já ganhámos algo? Tirando o jogo com a Holanda que é da nossa igualha, ganhámos a dois adversários que nos são inferiores (Dinamarca e República Checa) e perdemos com aqueles que queremos encontrar na final (se eles não perderem com a Grécia ou nas meias-finais entretanto...).

Ouvi muita conversa de "disfrutar" a vitória mas não vejo razões para disfrutar nada, há que concentrar, reagrupar e focar no próximo objetivo: meias finais!

Termino como comecei: há duas equipas com o valor da nossa em prova: Espanha e Alemanha! Ambas estão cansadas e desgastadas porque os seus jogadores tiveram épocas intensas e, nos casos dos do Barcelona e do Bayern, ficaram muito frustrados com os resultados finais. Também isto fustiga animicamente e pesa em jogadores com mais de 60 jogos nas pernas. Temos tudo isto que capitalizar.

4ª Feira há mais e só temos que olhar e acreditar em nós! A ambição que a equipa demonstra, a fome de bola, deixa-me algum respaldo relativamente à atitude. Lembrem-se, tudo depende da ATITUDE!

Luís Rasquete

terça-feira, 19 de junho de 2012

A CARREIRA DE PORTUGAL NO EURO

Ora bem,

Antes de embandeirarem em arco, ficou provado que somos uma equipa que, por si, não vai a lado nenhum! Precisamos do empurrãozito externo da ordem. Até ao golo da Holanda (11 minutos) tivemos 1,5 minutos de posse de bola! Por quê? Por que não há maneira do Paulo Bento conseguir incutir àqueles tipos uma ideia intrinseca acerca do jogo. Não temos uma ideia de jogo nossa e se conseguirmos rectificar isso... Contra a Alemanha e ontem o empate bastava pelo que a nossa postura inicial até sofrer o golo em qualquer dos jogos foi de expectativa. Mas isto é porque estávamos numa fase de grupos, sempre em gestão... (nisto não deixo de apreciar a equipa alemã! Com eles o "chip" é só um: ganhar, onde e contra quem for! Lá está, não há dúvidas ou tibiezas entre os jogadores. Quem não jogar para a frente, não entra ali). Repito, a jogar tudo por tudo, não vi ainda uma equipa superior à nossa! E espero mesmo que se os alemães não perderem com a Grécia (atenção que o Fernando Santos é mais tacticamente que o Paulo Bento apesar de não ter equipa) os reencontremos para lhes mostrar isso mesmo!

Daqui para a frente há um factor positivo que impedirá a repetição desta postura: é a eliminar pelo que temos desde logo que dar à perna...

Voltando a ontem, há que ver que finalmente tivemos o Ronaldo concentrado do Real Madrid e, aqui como lá, isso é meio caminho para se ganhar o jogo. O Van der Weil é grande jogador mas... Ronaldo é um caso à parte. Especialmente quando, como finalmente aconteceu, abandonámos o espartilho de por o tipo a defender. Caramba, se ele é brutal a atacar para quê desperdiçá-lo a defender? Soltem o animal pelo campo fora, dêem-lhe liberdade e pronto, ele resolve! Ainda que ao lado tenha um Postiga que ao fim de um sprint de 20 mts já não consiga rematar em condições isolado frente ao guarda-redes... treme muito o Postiga, treme tanto que parece correr para trás de tanto medo em chegar ao momento da decisão de enfrentar o dito... falta de confiança que vai passar quando o Nélson Oliveir ganhar maturidade e... o lugar no 11!

O resto da equipa esteve também muito bem, a começar pelo Patricio. A defesa muito certa apesar de jogar grande parte do jogo no 1 x 1 com os avançados deles (Robben, Van Persie, Huntelar e, depois, ainda mais o Affelay). Os centrais estão bem, o Coentrão já tem mais ajuda (Moutinho, Veloso e Meireles revezam-se na cobertura ao lateral quando o Ronaldo não vem) e o João Pereira, enfim, uma assistência para golo, várias arrancadas brutais e quase finalização de 2 delas. Afinal quem é que vendeu este tipo por 3,6M€????? A quem é que vão ser pedidas responsabilidades?

O meio campo tem em Veloso e Moutinho os dois jogadores dos tempos do Sporting que levaram o Paulo Bento a ser 2 vezes vice-campeão nacional. Estão bem, confiantes e mais maduros. O Meireles está fisicamente nas lonas (como é costume) e serve-se da boa leitura de jogo para suprir lacunas brutais em termos de rendimento. É o elo mais fraco do miolo.

A frente, pouco há a acrescentar relativamente ao Ronaldo e ao Postiga. O Nani continua a ser uma alavanca ofensiva, raramente uma bola nele não termina numa situação de finalização. É o apoio ideal para o Ronaldo de ontem (até porque é juntamente com o João Pereira e o Coentrão, os únicos que conseguem acompanhar as cavalgadas do Ronaldo quando vai por ali fora em contra-ataque). Tacticamente está bem a apoiar o João Pereira. Tudo isto, sabem porquê? Vejam quantos jogos fez durante toda a época... pois, pois chegar a esta altura com mais de 60 jogos nas pernas é... e ele esteve grande parte da época de férias no United. Ainda bem para nós!

E a Holanda? Que vergonha... parece o nosso Saltillo. Depois daqueles 10 minutos iniciais de trabalho em equipa foi cada um para seu lado, a fazer o seu número, sectores completamente desligados, uma lástima a falta de atitude defensiva, não pressionavam nada! Pareciam uma equipa dos anos 60 a jogar e a... deixar jogar. Assim não se ganha a ninguém e ficaram justamente em último lugar. Era a pior equipa do grupo embora a que tivesse melhores jogadores individualmente considerada, do meio para a frente. É assim, o que ganha jogos são as equipas e a Holanda não soube ser equipa. É por isso que não embandeiro em arco. O jogo de ontem não é exemplo para o que vamos encontrar daqui para diante.

A começar pela Rép. Checa que será o oposto disto: uma equipa pressionante, muito arrumada defensivamente que tem em Pilar e Jiracek os dois jogadores que fazem as mudanças de velocidade, bem apoiados pelo Gebre Selassie. Na frente, o Baros não é pera doce pela movimentação apesar de já não ser o avançado dos tempos aureos. Não me esqueci do Rosicky mas as lesões fazem dele uma incógnita. Se ele jogar, muita atenção!!! Atrás, o baluarte da equipa, Petr Cech. Mas o que conta é o conjunto e deixo já aqui o alerta, quanto mais tempo demorarmos a marcar o 1º golo, mais cansados ficaremos e mais perigosos eles se tornarão porque fisicamente são muito resistentes e têm mais um dia de descanso. Portugal é melhor, tem a obrigação de passar mas não podemos esquecer que já perdemos com eles em 96 em situação similar, graças ao Poborsky e à nossa ineficácia ofensiva. Ora, se continuarmos por este caminho a perder golos... e penso que ninguém quer levar aquilo para penaltis, o Bayern que o diga...

Aliás, as perdas de golos da nossa parte fariam de nós a chacota da Europa nesta altura em caso de não apuramento. Há que rectificar isto porque contra a Itália, França e, especialmente, Espanha ou Alemanha, sem eficácia nas poucas oportunidades que teremos, não ganharemos e neste momento penso que deveremos ser ambiciosos e almejar o titulo. Sinceramente, não vejo equipas muito melhores que a nossa e não é pelo jogo de ontem, é pelo que conseguimos fazer (volto ao inicio) quando pressionados.

O Paulo Bento vai manter o "11" e, neste caso, com lógica, atento o facto do adversário nos deixar entrar a mandar e o Postiga (única dúvida que se colocaria) ser bom para este jogo com defesas mais fisicos e duros de rins. Há ainda a possbilidade do Meireles não recuperar fisicamente e nesse caso iniciariamos o jogo com o Custódio a "6" e o Veloso a interior esquerdo. Tudo normal e sem movimentações estruturais.

A terminar uma reflexão, fossemos nós tão competentes na nossa classe politica como somos em várias actividades profissionais como o futebol é demonstrativo (estamos entre os 8 melhores da Europa e não podemos ficar por aqui) e este País ainda seria a grande Nação que outrora foi! Ao menos que eles levem longe, na ambição e na conquista, o nome de PORTUGAL! De facto, estaríamos melhor sem politicos.

Luís Rasquete