sexta-feira, 4 de março de 2011

OS ÚLTIMOS 28 ANOS

Godinho Lopes apresentou-se na passada 2ª feira como candidato a presidente do Sporting.

São de reter 2 afirmações: a de que fez parte dos últimos 28 anos do Sporting e a de que tem um projecto capaz de agradar à banca…

Começando pela primeira, de facto, ao fim de 28 anos o clube está na sua pior situação financeira de sempre (passivo de cerca de 300 milhões de euros), o estádio (cuja autoria reclama ) , revela os seus erros de concepção, como o fosso, a relva, a sua dimensão desadequada à realidade (entre outros aspectos que serão alvo de uma crónica própria), o ecletismo sobrevive no limbo sem um pavilhão, o número de sócios pagantes é o mais baixo de que há memória, a equipa de futebol – a trave mestra do clube – vive a sua maior crise de sempre, tendo ganho 2 títulos nacionais nestes precisos 28 anos, e, por fim, a desmotivação e desmobilização dos sócios e adeptos é total!

Quanto à segunda questão, julgava-se que a candidatura se apresentava a quem vai votar - os sócios - mas pelos vistos devem ser os bancos…

Só que pode haver alternativas ao fatalismo destes 2 bancos em que os membros dos órgãos sociais do clube se confundem com os membros dos órgãos sociais dos bancos, seja em pessoa, seja noutro tipo de relações…

Basta os candidatos negociarem com outros bancos. É o que as pessoas e as empresas fazem quando um banco não lhes dá as melhores condições, mudam de banco!

Como disse o Dr. Eduardo Barroso, e muito bem, na passada 2ª feira na TVI, não podemos ceder à chantagem eternamente repetida na comunicação social, de forma pouco clara e manipuladora, de que há uns eleitos que são os únicos que merecem credibilidade junto da banca e podem negociar (mais uma vez ...)  a dívida. E que não há alternativa ao rol de notáveis, sujo único programa se resume na sua pública aparição.

Há, de facto, alternativas, várias candidaturas que se perfilam em alternativa à sucessão dinástica destes últimos anos.

 É o que as pessoas e as empresas fazem quando um banco não lhes dá as melhores condições, mudam de banco!

Quem quiser prosseguir nesta senda, sabe bem o que fazer, vote Godinho Lopes e em todos os que estão na sua lista e estiveram ou ainda estão ao comando do clube. Os resultados dos últimos 28 anos estão à vista e falam por si.

No mesmo programa da TVI, Manuel Serrão disse, com alguma ingenuidade e humor, que se pudesse votava em Godinho Lopes, pois era o melhor para o Porto. Acrescentou que se em vez de Pinto da Costa tivesse lá os senhores da lista de Godinho Lopes, o clube estaria por certo falido…

Já Fernando Seara, com menos ingenuidade e muito menos humor, jogou a sua cartada, a qual prosseguirá naquele programa até ao acto eleitoral. Mas da sua cartada só saem Duques. Nem ternos, nem quadras, nem quinas. Só Duques e senas maradas.

SPORTING SEMPRE!
MSS

Sem comentários:

Enviar um comentário