quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

FUTRE E FIGO

Os jornais de hoje asseguram que candidato Dias Ferreira terá Paulo Futre como Director do Futebol e o apoio de Luís Figo.

Começando pelo primeiro, Dias Ferreira afirma que "Paulo Futre é um dos emblemas do Sporting e um dos grandes emblemas da nossa formação”.

Lê-se e relê-se e nem queremos acreditar…

Será o mesmo Paulo Futre que com 18 anos rumou ao Porto? O mesmo Paulo Futre que mal jogou na equipa sénior, onde nunca ganhou nada? O mesmo Paulo Futre que no final de uma carreira (muito fraca em títulos) no estrangeiro chegou um dia à Portela para assinar pelo Sporting afirmando que tinha saído pelo dinheiro mas voltava pelo coração? E que no dia seguinte assinou de alma e coração pelo Benfica ?...

Quanto a Luís Figo, é por certo o mesmo Luís Figo que um dia, ainda júnior assinou pelo Benfica? E que de seguida assinou sem pestanejar por Parma e Juventus, ficando mesmo proibido de jogar em Itália. Para a seguir assinar pelo Barcelona, sem antes ter renovado o seu contrato com o Sporting (a conselho desse empresário de nome José Veiga…). O Sporting acabou por receber uma miserável verba de indemnização pela formação. Nesse mesmo ano, Fernando Couto, na mesma situação, renovou pelo Porto antes de sair, dando a ganhar muito dinheiro ao seu clube. O mesmo fez Sérgio Conceição no ano seguinte…

Seguiu-se uma carreira brilhante no Barcelona, onde era um ídolo, quase um Deus, mas a mesma foi  interrompida pela vontade de assinar pelo Real Madrid a troco de mais umas pesetas.

No final da carreira, Luís Figo, apesar de diversos apelos nesse sentido, sempre recusou terminar a mesma no Sporting. Foi, aliás elucidativa a forma como festejou os golos do Inter contra o Sporting. Não se lhe exigiria o recato de Ronaldo no Manchester, nem sequer as lágrimas de Rui Costa quando marcou contra o seu Benfica, mas aquele entusiasmo caiu muito mal em muitos Sportinguistas.

Recordamos, por fim, a ausência de Luís Figo no jogo de homenagem a um grande Sportinguista, Iordanov, tendo mandado uma carta que foi lida debaixo de um coro de assobios.

Luís Figo não é bem-vindo em Alvalade! Mesmo que traga consigo um fundo de milhões, patrocinado pelo BPN…

Estes exemplos já mostraram no passado que, para eles,  há outros interesses pessoais acima dos interesses do Sporting.  Está na hora de vermos o Sporting ser liderado por verdadeiros Sportinguistas que tenham como principal objectivo servirem o clube.

3 comentários:

  1. Concordo 100%

    São mercenários do futebol! Se forem para o Sporting será para proveito próprio!

    ResponderEliminar
  2. Antes que me apupem queria apenas referir que o que digo é como "advogado do diabo" não como apoiante de seja quem for, mas sentimentalismos e bravados à parte, não poderão estes homens ser considerados pragmáticos? Ponham a mão na consciência e digam-me se no vosso dia-a-dia, nos vossos locais de trabalho, mesmo tendo muito amor à vossa empresa, se vos oferecessem o dobro ou o triplo do dinheiro para saírem, melhores condições, tudo! não saíriam também? É que diga-se: passamos a vida a queixarmo-nos do quão pouco profissionais são os nossos jogadores, mas quando estes pensam como tal são apupados por não ouvirem o coração...
    Eu acho muito do que eles fizeram de mau gosto e pouco sportinguismo, não iria tão longe como grande parte do mundo sportinguista vai chamando-lhes de mercenários, mas talvez seja por não ter vivido esses momentos tão de perto. Não obstante, não acham que poderá ser este o tipo de pensamento pragmático que o Sporting precisa? É muito bonito dizer coisas do tipo "Paulo Bento 4ever" e "a venda do Liedson foi ruinosa", mas pensando friamente, no final de contas o que é melhor pró Sporting? Alguém racional e com os pés assentes no chão ou um cabeça quente que diz que faz e acontece e se gaba de viver os jogos e sofrer como ninguém? É que de JEBs e Costinhas já estamos todos fartos creio...

    ResponderEliminar