sexta-feira, 20 de abril de 2012

ALMA

Antes do mais a ALMA! O Sá Pinto tem essa grande qualidade de dizer o que deve no momento certo mas também conferiu a esta equipa o que nunca teve com Domingos: ALMA! Aliás, com o Sá, o lema deveria ser ESFORÇO, DEDIDCAÇÃO, DEVOÇÃO, ALMA e GLÓRIA, eis o SPORTING!

Devo dizer-vos que não vibrava tanto com um jogo do Sporting desde a vitória sobre o Newcastle por 4-1. De facto, aqueles últimos 20 minutos foram de transcendência e houve para ali gente que terminou o jogo sem um bafo mas se fosse preciso morria em campo. É disto que se fazem as EQUIPAS! E foi o que o SPORTING ontem foi, uma EQUIPA!

Quanto ao jogo em si, os primeiros 30 minutos foram todos nossos, e os últimos 20 minutos também. O resto do tempo vimos luta e empenho mas não controlámos o jogo. Aliás, se a bola do Amorebieta entra, íamos ao tapete. Mas foi um grande jogo! E aqueles últimos 20 minutos (após a incrível perdida do Ricky a cruzamento do Izmailov) foram tenebrosos para eles e li a crónica da "Marca" no fim do jogo... eles ficaram borrados! Estão piores que nós fisicamente e animicamente ficaram claramente por baixo. O Sá disse e bem, no final, que com ele o Sporting SÓ JOGA PARA GANHAR (Ah, o ar salutar que se respira quando o treinador é do Clube e sente o Clube como um fim e não como um meio para outras coisas... lá está, a ALMA...).

A qualidade da equipa do Bilbao ficou à vista durante o último quarto de hora e durante os primeiros 20 minutos da 2ª parte e sem o melhor jogador deles (Javi Martinez) mas eles estão, de facto, nas lonas (fisicamente longe da equipa que na Alemanha, contra o Shalke, virou 2 vezes o resultado e embalou para um 4-2 formidável e já antes tinha dado a volta em Old Trafford contra o Manchester) e ontem apanharam "só" o melhor SPORTING dos últimos 4 anos. Alguém duvida?

Fomos muito melhores quando fizemos as transições rápidas e o André Martins é mais competitivo que o Matias e isto porque ter arte não basta, reitero. Há que ter sentido prático, visar "O" resultado. (O Matias infelizmente perde-se no garbo do talento, ilude-se com ele e... não sai dali, joga para si e não para a equipa mas, atenção, tem vindo a melhorar, a tornar-se mais altruísta. Não obstante, é difícil colocá-lo a fazer aquelas arrancadas do André Martins no inicio que foram altamente motivadoras e galvanizaram a equipa). Bravo André! Foi grande responsável pelo descaramento que exibimos ao longo de todo o jogo e contagiou diretamente os dois ENORMES LATERAIS que ontem tivemos e o... IZMAILOV que, a "10" abandalhou completamente o espaço entre linhas do Bilbao.

Depois, bom, depois o Capel de raiva quis mesmo partir aquilo tudo e... partiu. Para quem já não se lembra do Futre, ontem tivemos um pouco disso. É a anarquia com sentido, com acutilância, nunca se sabe para onde vai mas sabe-se que vai causar estrago, vai para cima deles e quer partir aquilo tudo.

Atenção, não é justo apontar destaques individuais porque a equipa valeu como um todo e o Sá, quando assumiu o risco máximo com o Schaars sozinho no miolo com o Izmailov à frente a movimentar a equipa escreveu uma das mais belas páginas de ousadia da história recente do Sporting! Isto É O SPORTING! O rasgo, a ousadia, a AGRESSIVIDADE, a ACUTILÂNCIA, o JOGO PARA HOMENS, não há cá rodriguinhos maricas! Tivemos e deveríamos ter sempre (e ontem revivemos) a nossa raiz britânica do fair-play but HARD-PLAY!!!! Isto, reitero, É O SPORTING! E o SPORTING joga em todo o lado de PEITO ABERTO, para MANDAR, para GANHAR!!!! Até ao ÚLTIMO SOPRO!!!

A falha de eficácia é que foi... enfim, tinham levado uns 5. Mas atenção, o Ricky é bom jogador e vai lá compensar o que falhou ontem!

O jogo de lá, bom, neste contexto confesso que mantenho a minha ideia, pressão, com bloco baixo e transições rápidas, muita agressividade e cada lance é o último do jogo. Eles vão fazer isso lá enquanto tiverem pernas! Mas nós deveremos sempre manter o pé no acelerador, nós SOMOS o SPORTING e no BANCO temos o SÁ PINTO, RICARDO CORAÇÃO DE LEÃO! Ele encarregar-se-á de mostrar ao grupo essa garra, essa atitude, o jogar à SPORTING!!!! Há claramente identificação entre ele e o grupo e isso vale TUDO!!!!

VIVA O SPORTING, dentro de campo SOMOS LEÕES!
Luis Rasquete

Sem comentários:

Enviar um comentário