quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O PROJECTO OLÍMPICO DO SPORTING: PORQUE NÃO SOMOS SÓ UM CLUBE DE FUTEBOL


O futebol é a grande essência financeira e mediática do Sporting Clube de Portugal. Não tenhamos dúvidas. Mas somos igualmente a maior força desportiva nacional. Dúvidas aqui também não deverão existir. Porque somos. E a nível mundial, falando de títulos alcançados na soma de todas as modalidades praticadas, só mesmo o Barcelona está à nossa frente.
A exposição mediática e o retorno financeiro das diversas modalidades praticadas no universo leonino, no entanto, não chegam nem de perto, nem de longe às que tem origem na bola redonda. É normal. Gostamos essencialmente de futebol. Seja nos estádios, no sofá ou nos cafés. E por isso, é através deste canal que são injectados os milhões de euros – de patrocinadores e dos direitos de transmissão televisiva - necessários a esta estrutura desportiva. 
As receitas deste desporto planetário canalizam verbas para o ecletismo leonino que tanto nos orgulha. Trocado por outras palavras, o sucesso ou insucesso dos 25 jogadores de um plantel profissional decidem, em última instância, a sorte de centenas e centenas de atletas e treinadores que, ora recebendo ordenado ou bolsas olímpicas, acumulando com outras profissões, e, outros ainda estudantes, vestem a camisola do Sporting Clube de Portugal nas mais diversas modalidades. Uns por puro prazer, outros por amor, e outros, sejamos honestos, porque recebem.
Os Jogos Olímpicos Londres 2012 são já ao virar da próxima página. O Sporting Clube de Portugal arrisca-se a ser o clube mais representado nesta competição olímpica. Como tem sido em todo o seu historial. Naide Gomes, Francis Obikwelu, no atletismo, João Silva, Triatlo e João Pina, Judo, são um claro exemplo de atletas com condições para lutar por medalhas.
Esses atletas vivem, naturalmente, da sponsorização e/ou das verbas do projecto olímpico, uma bolsa de apoio à preparação, tendo como objectivo uma representação de excelência nas olimpíadas. Falando somente sobre os patrocinadores, é sabido que gostam de ver quem apoiam aparecer nos media. É daí, em grande parte, que advém o retorno do investimento feito (ROI).
As perguntas que têm de ser feitas são: O que fez até à data o clube pela “promoção” dos seus atletas e do ideal olímpico do Sporting Clube de Portugal? Que contratos publicitários foram angariados e celebrados para ajudar esses mesmos atletas? Que estratégia foi ou está a ser pensada para “promover” os nossos atletas, que embora estejam a representar o nosso país, são a face mais visível do nosso ecletismo?
E só de pensar que um Simana Pongolle (que custou 6 milhões de euros) pagaria, no mínimo, 6 projectos olímpicos.
 MSS

5 comentários:

  1. Uma pergunta,

    Este movimento surgiu em que bases e para que fins?! Pergunto porque estranho o facto de aparecer agora, nesta altura tão conturbada...

    Já agora, dar-lhe os parabéns pelos textos, de uma escrita irrepreensível, bem estruturados e de fácil leitura e compreensão!

    Por fim, pedir-lhe, novamente que adicione o Sporting Visto Por Nós (http://sportingpornos.blogspot.com/) à sua lista de blogs, aqui no Movimento...

    O seu movimento encontra-se já linkado no referido blog, no separador Mundo Sporting na barra lateral. Obrigado!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Concordo em pleno com o Mauro (parabéns pelo seu blog também) e, as questões dele são também as minhas: como surgiu este movimento? qual(ais) é(são) o(s) objectivos? E não menos importante, que mostrem nomes e rostos, não vejo o que há a temer, bem pelo contrário e, como diz o ditado "quem não deve não teme". Caso não haja nenhuma resposta a estas questões, pela minha parte não posso ter nem respeito, nem levar a sério o que este movimento possa escrever, passa a valer o que vale muito do que nada por este mundo virtual: zero

    José Santos

    ResponderEliminar
  3. O Movimento Sporting Sempre surge com a demissão dos órgãos sociais do clube, é um Projecto destinado a Pensar o Sporting e é constituído por pessoas com muitos anos de sócio, com Experiências e Formações académicas e Profissionais muito diversas. Como intenção consolidada para já, existe apenas a determinação em apresentar listas para o Conselho Leonino. Mas está tudo em aberto e o Movimento não se esgota nem terminará no processo eleitoral.

    Salientamos apenas a frase final do primeiro post colocado no Blog do Movimento, que sintetiza as nossas intenções:

    "Mais do que criticar o passado preocupa-nos o presente e queremos dar o nosso contributo para um melhor futuro.

    VIVA O SPORTING!

    MSS

    ResponderEliminar
  4. MSS,

    Obrigado pela resposta.
    Penso que era uma dúvida legítima, que está agora sanada...

    Ficarei atento às vossas ideias...

    SL

    ResponderEliminar
  5. Então o Vosso projecto é concorrer a um orgão que, não tem poder de decisão, não tem qualquer peso dentro do Clube, etc. É um caminho legitimo para chegar ao "croquete" como outro qualquer, estão na realidade apresentados, aliás, o discurso é tão, mas tão semelhante a um outro que existiu que se chama "Ser Sporting"... por acaso não são os mesmos com uma roupa nova? ou serão? E, já agora, o que pensam da AAS? Ficam as questões para o caso de querem responder.
    Muito obrigado e, acreditem, estqarei muito atento, muito mesmo porque é meu dever por pertencer a um grupo bem organizado e já conhecido dos Sócio e adeptos do SCP!!!

    ResponderEliminar