segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O SPORTING E A ARBITRAGEM

Na passada sexta fui ver a conferência de imprensa do Eng. Godinho Lopes.

A ideia era divulgar um documento feito por um escritório de advogados, o qual pretendia contribuir para melhorar a arbitragem.

Depois, nas respostas aos jornalistas, Godinho Lopes teceu algumas críticas ao óbvio (Carlos Xistra), falou em “erro sistemático” no lugar do “sistema” do Dr. Dias da Cunha. E atribuiu os erros a ”incompetência” e falta de preparação, recusando admitir a premeditação. Mais, quando questionado sobre João Ferreira, não o criticou, deu mesmo um quase voto de confiança, dizendo que não o podia criticar antes do jogo.

Foi com espanto que ouvi as notícias da recusa de João Ferreira. Não é a primeira vez que acontece, mas as duas que aconteceram foram sempre ao Sporting. O Porto e o Benfica não criticam a arbitragem?

Da última vez, foi Paulo Costa. Na altura dei-me ao trabalho de ler os regulamentos e a punição para o árbitro era de alguns jogos. Não só não foi punido como foi premiado, no final da época foi promovido a internacional.

Se uma equipa faltar ao jogo é punida. Falta de comparência e multa. E se os árbitros faltarem? Tem de haver punição!

E querem os senhores a profissionalização? Se um profissional disser ao seu chefe que se recusa cumprir uma tarefa que lhe foi ordenada está a desobedecer, o que configura justa causa de despedimento.

Ou fazendo um paralelismo com a tauromaquia, e um matador de touros se recusar a lidar um touro de uma certa ganadaria (admitindo que algo tenha ocorrido no passado com essa ganadaria), será que alguém o volta a contratar?

Dito isto, João Ferreira devia ser punido “exemplarmente” como tanto gosta o Sr. Vítor Pereira. Se ainda houver uma réstia de vergonha nunca mais arbitrará pelo menos os jogos do Sporting. Do mal o menos, a célebre mão de Ronny custou “apenas” um campeonato ao Sporting…

Uma palavra final para uma Liga que se quer profissional e não é capaz de ter um árbitro de 1ª categoria num jogo oficial. Pela 2ª vez em 12 anos. E passa pela vergonha de um árbitro de 3ª categoria arbitrar melhor do que muitos da dita 1ª. Como é possível?

RM

1 comentário:

  1. Olá

    Gostaria de lhe propor uma troca de links entre os nossos blogs. O meu é http://www.sportingaoataque.blogspot.com .

    Em caso de concordares, responde por comentário ou via e-mail.

    Obrigado

    Sporting ao Ataque

    ResponderEliminar